Circuito Banco do Brasil de Surfe fecha 2024 com o primeiro QS da história em Natal
O Circuito Banco do Brasil de Surfe com o slogan “Fã e Apoiador do Surfe Brasileiro”, vai fechar 2024 com o primeiro evento do World Surf League (WSL) Qualifying Series (QS) da história no Rio Grande do Norte. A quinta e última etapa será do dia 31 de outubro a 3 de novembro na Praia de Miami, em Natal. O evento faz parte do “Festival Tamo Junto BB”, que vai promover competições de outras modalidades olímpicas a partir de 30 de outubro na Arena das Dunas, como skate, vôlei de praia e corrida de rua.
A equipe de surfe patrocinada pelo Banco do Brasil estará completa em Natal. O bicampeão mundial Filipe Toledo, Tatiana Weston-Webb e a atual campeã sul-americana da World Surf League, Tainá Hinckel, vão prestigiar todas as modalidades do Festival Tamo Junto BB. Já o campeão mundial Italo Ferreira, primeiro medalha de ouro da história do surfe nas Olimpíadas, bem como a duas vezes vice-campeã mundial, Silvana Lima, e Juliana dos Santos, vão participar desta etapa inédita do Circuito Banco do Brasil de Surfe no Rio Grande do Norte. Será a primeira vez que o Italo vai competir no seu estado, depois que entrou na elite mundial da WSL em 2015.
Italo Ferreira no pódio da etapa de Salvador em 2023, na selfie da Silvana Lima, com Edgard Groggia top do CT 2025, Melanie Giunta e Mateus Herdy, (Crédito: @WSL / Daniel Smorigo)
“Acho que a minha presença no campeonato pode ter um impacto positivo, até porque as pessoas só me acompanham de longe, quando estou no Circuito Mundial. E esse evento não é só um campeonato de surfe, mas um festival que atrai diversos públicos de diferentes modalidades, como vôlei, skate, então acho que vai agregar muito para o Rio Grande do Norte”, disse Italo Ferreira. “Faz muito tempo que não participo de um campeonato no meu estado e vai ser legal, porque a galera vai querer me vencer e eu vou querer vencer a competição, então a brincadeira vai ser divertida. Acho que o que podem esperar de mim, é o Italo Ferreira de sempre, cheio de energia e com vontade de ganhar”.
O “Brabo”, Italo Ferreira, é de Baía Formosa, cidade que fica cerca de 100 Km ao Sul de Natal, na divisa com a Paraíba. O Rio Grande do Norte sempre foi um grande celeiro de surfistas da Região Nordeste e outros potiguares já fizeram parte da elite da WSL, como Joca Junior, Danilo Costa, Marcelo Nunes e Jadson André, que foi o mais longevo de todos, ficando 11 temporadas no grupo dos melhores surfistas do mundo. Jadson também está confirmado para competir na histórica primeira etapa do WSL Qualifying Series em Natal. Italo completou a sua nona temporada no CT agora em 2024, com o segundo vice-campeonato mundial, na decisão do Lexus WSL Finals em setembro, contra o havaiano John John Florence na Califórnia.
Jadson André competindo no Challenger Series da África do Sul esse ano (Crédito: @WSL / Pierre Tostee)
O circuito promovido pelo Banco do Brasil desde 2022, literalmente atravessou o país esse ano, do Rio Grande do Sul até o Rio Grande do Norte. As etapas do Qualifying Series valendo pontos para os rankings que definem os campeões sul-americanos da World Surf League e classificam 7 homens e 3 mulheres para o Challenger Series, também foram realizadas nos estados do Rio de Janeiro, Alagoas e São Paulo esse ano. Criado com o objetivo de descobrir novos talentos no surfe brasileiro, o Circuito Banco do Brasil de Surfe já realizou 12 etapas em 8 cidades do país e Natal será a nona a entrar no calendário.
NOVE CIDADES – A estreia em 2022 foi em Garopaba, Santa Catarina. No primeiro ano, também passou por Salvador na Bahia e Ubatuba no litoral norte de São Paulo. Em 2023 o Circuito Banco do Brasil de Surfe cresceu para cinco etapas e começou pelo Saquarema Surf Festival no Rio de Janeiro. Garopaba sediou a segunda, a terceira foi em Salvador e a temporada terminou com duas novas etapas no estado de São Paulo, na Praia de Maresias em São Sebastião e o primeiro QS em uma piscina de ondas na América do Sul, na Praia da Grama, em Itupeva, cidade do interior próxima a Campinas.
Agora em 2024, o Circuito Banco do Brasil de Surfe já fez dois resgates e vai terminar com uma estreia no calendário da World Surf League. O ano começou com o retorno da cidade de Torres, no Rio Grande do Sul, onde o último QS tinha acontecido 20 anos atrás. A segunda etapa foi o Saquarema Surf Festival e a terceira também marcou a volta da Praia do Francês, em Marechal Deodoro, Alagoas, que não sediava um QS há 26 anos. A quarta e penúltima etapa se repetiu na Praia de Maresias, em São Sebastião, agora vai encerrar a temporada com o primeiro QS da história em Natal e no Rio Grande do Norte.
CAMPEÃ ANTECIPADA – O grande destaque desse ano é a jovem catarinense Laura Raupp, de 18 anos apenas, que venceu três das quatro etapas do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2024. Ela ganhou as duas primeiras, em Torres (RS) e Saquarema (RJ), depois perdeu a invencibilidade para a peruana Daniella Rosas na decisão da terceira etapa em Marechal Deodoro (AL). Mas, voltou a vencer em São Sebastião (SP) e já garantiu o título de campeã do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2024 por antecipação.
Laura Raupp campeã do Saquarema Surf Festival nas direitas da Praia de Itaúna (Crédito: @WSL / Daniel Smorigo)
Além de marcar pontos no ranking regional da WSL South America, o Circuito Banco do Brasil de Surfe também produz um ranking próprio, registrando os resultados das suas cinco etapas, para apontar o campeão e a campeã da temporada. Quem fica em primeiro lugar nos rankings masculino e feminino, recebe um convite para participar do Corona Saquarema Pro apresentado por Banco do Brasil, que fecha o Challenger Series na Praia de Itaúna, definindo os classificados para a elite do WSL Championship Tour (CT).
O argentino Nacho Gundesen lidera o ranking das quatro etapas disputadas, mas 13 surfistas têm chances matemáticas nessa disputa do título de campeão do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2024, que será decidido nas ondas quentes da Praia de Miami, em Natal. O principal concorrente é o paraibano José Francisco, que há muitos anos mora em Florianópolis (SC) e está apenas 66 pontos abaixo do argentino no ranking. Outros fortes adversários nessa briga são os catarinenses Matheus Navarro e Lucas Vicente, o paranaense Peterson Crisanto, o carioca Vitor Ferreira e um potiguar, Mateus Sena.
Nacho Gundesen voando para a liderança do ranking na Praia do Francês (Crédito: @WSL / Daniel Smorigo)
FESTIVAL TAMO JUNTO BB – A última etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2024 faz parte da programação do Tamo Junto BB, um Festival de Esportes e Música que vai agitar a capital do Rio Grande do Norte do dia 30 de outubro a 3 de novembro. O campeonato de surfe inédito da World Surf League em Natal, começa no dia 31 na Praia de Miami e as outras modalidades olímpicas patrocinadas pelo Banco do Brasil, vão rolar na Arena das Dunas. O bicampeão mundial Filipe Toledo, Italo Ferreira, Tatiana Weston-Webb, e toda a equipe de surfe do Banco do Brasil, vão prestigiar o Festival.
“O Banco do Brasil, como apoiador do esporte e da cultura brasileira há mais de 30 anos, se orgulha em realizar o Festival Tamo Junto BB”, destaca Paula Sayão, diretora de marketing e comunicação do Banco do Brasil. “É um megaevento com formato único no país, que alia esporte, cultura e sustentabilidade. O público natalense se surpreenderá com o que apresentaremos na Arena das Dunas”.
“Fã e Apoiador do Surfe Brasileiro” é o slogan do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2024, que promove 5 etapas do Qualifying Series esse ano, valendo pontos para o ranking regional da WSL South America. A primeira foi em Torres (RS), a segunda em Saquarema (RJ), a terceira em Marechal Deodoro (AL), a quarta em São Sebastião (SP) e a última é na Praia de Miami, em Natal, com transmissão ao vivo do Rio Grande do Norte pelo WorldSurfLeague.com.
CAMPEÕES DO CIRCUITO BANCO DO BRASIL DE SURFE 2024:
1ª etapa: Laura Raupp (SC) e Matheus Navarro (SC) na Praia dos Molhes, em Torres (RS)
2ª etapa: Laura Raupp (SC) e Lucas Vicente (SC) na Praia de Itaúna, Saquarema (RJ)
3ª etapa: Daniella Rosas (PER) e Michael Rodrigues (CE) na Praia do Francês, Marechal Deodoro (AL)
4ª etapa: Laura Raupp (SC) e Sunny Pires (RJ) na Praia de Maresias, São Sebastião (SP)
RANKINGS DO CIRCUITO BANCO DO BRASIL DE SURFE – 4 etapas:
TOP 5 DO RANKING FEMININO:
1ª – Laura Raupp (SC) – 3.800 pontos
2ª – Daniella Rosas (PER) – 2.800
3ª – Julia Duarte (RJ) – 2.150
4ª – Vera Jarisz (ARG) – 1.500
5ª – Arena Rodriguez Vargas (PER) – 1.450
TOP 5 DO RANKING MASCULINO:
1º – Nacho Gundesen (ARG) – 1.866 pontos
2º – José Francisco (PB) – 1.800
3º – Matheus Navarro (SC) – 1.561
4º – Peterson Crisanto (PR) – 1.350
5º – Vitor Ferreira (RJ) – 1.300
RANKINGS SUL-AMERICANOS DO QS 2024/2025 DA WSL SOUTH AMERICA:
(classificam 7 homens e 3 mulheres para o Challenger Series 2025)
TOP 10 DO RANKING MASCULINO – 5 etapas:
1º – Lucas Vicente (BRA) – 5.616 pontos
2º – Franco Radziunas (ARG) – 4.590
3º – José Francisco (BRA) – 4.440
4º – Peterson Crisanto (BRA) – 3.895
5º – Igor Moraes (BRA) – 3.742
6º – Kaue Germano (BRA) – 3.508
7º – Nacho Gundesen (ARG) – 3.475
8º – Rickson Falcão (BRA) – 3.182
9º – Edgard Groggia (BRA) – 3.078
10º – Cauã Costa (BRA) – 3.073
TOP 10 DO RANKING FEMININO – 5 etapas:
1ª – Laura Raupp (BRA) – 9.340 pontos
2ª – Daniella Rosas (PER) – 6.732
3ª – Arena Rodriguez Vargas (PER) – 6.725
4ª – Julia Duarte (BRA) – 5.465
5ª – Vera Jarisz (ARG) – 4.822
6ª – Juliana dos Santos (BRA) – 3.928
7ª – Silvana Lima (BRA) – 3.578
8ª – Sol Aguirre (PER) – 3.400
9ª – Alexia Monteiro (BRA) – 3.220
10ª – Kiany Hyakutake (BRA) – 3.143