Gui Khury é ouro no skate vertical dos X-Games e iguala recorde de medalhas de um adolescente
Gui Khury se tornou campeão do skate vertical nos X-Games de Chiba, no Japão. O ouro deste sábado foi a décima medalha do brasileiro de 15 anos na tradicional competição de esportes radicais, igualando o recorde para adolescentes da esquiadora Kelly Sildaru (skatistas com até 20 anos). Foi o segundo grande título de Gui Khury neste mês. Ele foi campeão mundial de skate vertical em Roma.
Gui Khury agora tem quatro ouros, quatro pratas e dois bronzes nos X-Games. Ele pode aumentar a coleção neste domingo, quando disputa a final da prova de best trick (melhor manobra) do skate vertical de Chiba. Na prova olímpica do skate park, o brasileiro foi o 11º colocado.
Na final do vertical deste sábado, Gui Khury dominou a disputa. Ele assumiu a liderança na primeira volta com 88,66 pontos. Na terceira rodada, o japonês Soya Inomata conseguiu 90,00 pontos, mas o brasileiro de 15 anos respondeu com uma volta de 92,66 pontos para se manter na primeira posição. Gui ainda melhorou na quarta e última volta com 93,33 pontos para selar o título. Inomata foi prata, e o americano Tom Schaar levou o bronze, com 89,00 pontos.
O jovem brasileiro é dono de alguns feitos históricos, como algumas aparições no livro dos recordes, sendo a mais recente deles durante o último mês de agosto, quando fez história novamente e se tornou o primeiro skatista a acertar o Kickflip Body Varial 900.
No skate street, o Brasil contou com Kelvin Hoefler e Filipe Mota, mas os dois não chegaram ao pódio.
Fonte: ge.globo
Foto: Divulgação