Banco do Brasil celebra a neutralização das emissões do Festival Tamo Junto BB 2024: música, entretenimento e sustentabilidade em harmonia

2 minutes read
100 Views

O compromisso com a sustentabilidade esteve no centro do Festival Tamo Junto BB 2024, realizado na Arena das Dunas entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro. A Planton, referência em soluções para mensuração e gestão de emissões de carbono, foi a parceira responsável por mensurar e compensar as emissões do evento, reafirmando a posição do Banco do Brasil como líder em práticas sustentáveis.

Para compensar as emissões do evento, foram contabilizadas 72,357 toneladas de CO2 equivalente (tCO2e) emitidas durante os cinco dias do evento. O levantamento incluiu fontes diretas e indiretas, como o uso de geradores, deslocamento de público e fornecedores, além da gestão de resíduos. Para compensar essas emissões, foram adquiridos 73 créditos de carbono provenientes de um projeto de energia eólica no Brasil, que também impacta positivamente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como educação e ação climática.

Seguindo as diretrizes do GHG Protocol, o inventário das emissões destacou os principais responsáveis pelas emissões: deslocamento terrestre do público (44,848 tCO2e), representando mais de 60% das emissões; e uso de geradores a diesel (12,088 tCO2e), representando mais de 15% das emissões. A análise também reforçou a importância de iniciativas voltadas para eventos de baixo carbono, promovendo uma conscientização ampla sobre o impacto ambiental de grandes produções.

Relato das emissões detalhado por categoria

“A Planton trouxe expertise e inovação para garantir que o Festival Tamo Junto BB 2024 fosse um marco cultural e também um exemplo de responsabilidade ambiental. Este é mais um passo na direção de eventos carbono neutro no Brasil”, destacou a organização.

O Banco do Brasil segue investindo em ações concretas de ESG, alinhando entretenimento e sustentabilidade, e convida outras empresas a aderirem a práticas de gestão de carbono.