A importância da Qualifying Series no surfe brasileiro
Afinal, o que é a Qualifying Series (QS)?
O Qualifying Series é a porta de entrada da liga mundial de surfe. As etapas realizadas no Brasil valem pontos para o ranking sul-americano, que classifica 7 homens e 3 mulheres para o Challenger Series (CS) do ano seguinte. O CS é a divisão de acesso ao Championship Tour, a elite do surfe mundial.
Como funcionam as etapas Qualifying Series?
As etapas do QS podem ter pontuação de 1000, 3000 ou 5000 pontos para o vencedor. No Circuito Banco do Brasil, são três etapas QS 1000 (mil pontos), uma QS 3000 (3 mil pontos) e uma QS 5000 (5 mil pontos), totalizando 11 mil pontos. Quanto maior a pontuação que cada atleta conquista por etapa, maiores as chances de se classificar para o Challenger Series.
Após vencer as etapas QS, o que acontece com o atleta?
Os dez melhores colocados seguem para a Challenger Series (CS) da WSL, em que as etapas valem 10 mil pontos cada. Os dez vencedores são convidados a fazer parte da Championship Tour (CT) em busca do título mundial.
Por que o patrocínio do BB é fundamental na WSL?
Apoiar o surfe brasileiro é investir em futuras campeãs e campeões. É elevar o orgulho nacional e motivar jovens e novos talentos que buscam mudar a vida por meio do esporte.
Fonte: Banco do Brasil
Foto: Ana Catarina